Páginas

sexta-feira, 27 de abril de 2012

ASSOCIACAO DOS DELEGADOS DE POLICIA DO BRASIL e o PSL questionam no STF a exigência de nível superior em Direito para PM #POLITICA

A ASSOCIACAO DOS DELEGADOS DE POLICIA DO BRASIL e o  Partido Social Liberal (PSL) ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4448 e ADI 4590) contra a Emenda Constitucional 83, aprovada, em 2010, pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais.

Essa legislação acrescentou dois parágrafos (terceiro e quarto) ao artigo 142 da Constituição do Estado de Minas Gerais, passando a exigir título de bacharel em Direito e aprovação em concurso público para o ingresso no quadro de oficiais da Polícia Militar. Além disso, passou a definir que o cargo de oficial da PM integra a carreira jurídica militar do estado.

A liminar para suspender a eficácia da norma, uma vez que tem causado “tumultos” no Sistema de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais. O autor requer, subsidiariamente, "em razão da relevância da matéria e de seu especial significado para a ordem social e jurídica, seja aplicado ao feito o rito abreviado, previsto no art. 12 da Lei 9.968, de 10 de novembro de 1999".

No mérito, pede que a ação seja julgada procedente para declarar, em definitivo, a inconstitucionalidade dos dispositivos questionados

O relator é o ministro Gilmar Mendes, seguindo os dois processos apensados, por se tratar da mesma matéria..


Processos relacionados
ADI 4590
ADI 4448 

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More