Páginas

terça-feira, 19 de junho de 2012

Em assembléia professores da rede estadual da Bahia decidem continuar em greve, que entra no 70º dia #POLITICA #EDUCACAO


Uma nova assembleia para discutir os rumos da greve está marcada para a próxima terça-feira (26)



Em assembleia realizada na manhã desta terça-feira (19), os professores da rede estadual decidiram por unanimidade continuar a greve, que já dura 70 dias. De acordo com o diretor de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Luciano Cerqueira, a paralisação continua porque um contra-proposta encaminhada pela categoria ao Governo na semana passada ficou sem resposta.
Uma nova assembleia para discutir os rumos da greve está marcada para a próxima terça-feira (26). A categoria reivindica o pagamento do aumento pleiteado de 22% ao longo de 2012, desde que este valor seja válido para todos os professores - de todos os níveis, incluindo aposentados e probatórios.
De acordo com Marilene Betros, diretora de assuntos jurídicos da APLB, os professores também querem a revogação da lei que transforma o vencimento dos docentes não licenciados em subsídio, aprovada na Assembleia Legislativa em abril, e o pagamento dos salários cortados.



Professores farão uma nova assembleia para avaliar os rumos da greve
Aulas para alunos do 3º anoNa quarta-feira (13), a Secretaria de Educação do Estado da Bahia informou que os estudantes do 3º ano do ensino médio terão aula mesmo com a greve e que um pacote de medidas está sendo preparado para evitar que os alunos não sejam ainda mais prejudicados.
Aulas vão até janeiroAs aulas seguem até janeiro para pelo menos 518 escolas da rede estadual. A avaliação da Secretaria Estadual de Educação (SEC) leva em conta os colégios que estão em greve há mais de 20 dias. “Mas isso não descarta as outras escolas. Cada diretoria regional fará um calendário de reposição dependendo de sua situação”, afirma a superintendente de Avaliação e Acompanhamento Escolar da SEC, Enir Bastos.
Ela diz que há três possibilidades de repor as aulas: utilizar os sábados, extinguir as férias de julho e usar o período de dezembro e janeiro. De acordo com a SEC, das 1.412 escolas estaduais na Bahia, 542 (38%) ainda estão em greve e 176 funcionam parcialmente (13%). Ao todo, 732 mil estudantes continuam sem aula, o que corresponde a 66% de todos os alunos da rede.
Estudetes
Insatisfeitas com a greve dos professores da rede estadual, três estudantes baianas decidiram protestar de uma forma criativa. As alunas, inspiradas no clipe 'Vida de Empreguete', da novela Cheias de Charme, gravaram uma paródia reclamando da postura do governador Jaques Wagner e pedindo o retorno das aulas.


"Queria o governador aqui no meu lugar. Eu ia rir de me acabar. Só vendo seus fihinhos aqui no meu lugar. Sem o futuro pra contar...", cantam as estudantes, no vídeo 'As Estudetes - Vida de Estudete', postado no YouTube nesta quarta-feira (13). As meninas também mostram-se preocupadas com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). "O ENEM vem aí...Mas o assunto está em falta. O governador não quer saber de nada.".

Depois da música e do making-of, é mostrado um texto a favor da mobilização dos docentes e de suas reivindicações, que acusa o governo e seus representantes de tratar a situação com descaso e com uma postura omissa. "Estamos nos mobilizando, através dos meios virtuais, para mostrar que estudantes, pais e professores estamos indignados com esta situação e exigimos do governo uma solução rápida e eficiente, uma vez que é incalculável o prejuízo intelectual imposto aos jovens e crianças da Bahia". 


0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More