Páginas

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Assembleia e Câmara de Curitiba assinam convênio para compartilhar espaço da TV Sinal #Politica

A Assembleia Legislativa e a Câmara Municipal de Curitiba assinaram na tarde desta quarta-feira (11) convênio para a utilização compartilhada da grade da TV Sinal, veículo oficial do Legislativo estadual. O horário ficará disponível entre a meia-noite e o meio-dia, permitindo inclusive a transmissão ao vivo das sessões plenárias e o trabalho das comissões do Legislativo municipal. O presidente da Assembleia, deputado Valdir Rossoni (PSDB), destacou que até o início da operacionalização técnica, a CMC poderá enviar conteúdo resumido da semana para veiculação de sexta-feira a domingo, na programação da TV Sinal, assim como já vem acontecendo com outras entidades que já firmaram parceria com a Assembleia – caso da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) e da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), e ainda da Câmara Municipal de Maringá.

“Temos aberto a TV Sinal para as entidades, como a Ocepar, a Fiep. E estamos conversando com as centrais sindicais também. E para as câmaras municipais. Já temos convênio com a Câmara de Maringá. E agora o convênio com a Câmara Municipal de Curitiba. O nosso propósito é transmitir em horários alternativos as sessões da Câmara e nos finais de semana produzir um programa que será transmitido sextas, sábados e domingos, para que a população de Curitiba possa acompanhar de perto os trabalhos dos vereadores”, disse Rossoni.

Para o presidente da CMC, vereador João Cordeiro (PSDB), a implantação da TV Câmara, a partir da TV Sinal, vai permitir a fiscalização por parte da população, que agora terá mais uma ferramenta de transparência, bem como conhecer um pouco do funcionamento do processo legislativo. “A partir de agora vamos contratar uma consultoria para fazer a avaliação e o planejamento de como iniciar os trabalhos de edição do material. Teremos transmissão diária, de segunda a quarta-feira, das sessões plenárias. E ainda neste primeiro semestre vamos adequar a Câmara para este momento de transparência, para que a população possa ver como são as votações, os trabalhos dos vereadores. Será feito um planejamento para a implantação com o míninimo de custo”.


O 1º secretário da Assembleia, deputado Plauto Miró (DEM) também ressaltou o novo processo vivido agora pela CMC com uma tendência natural dos legislativos, além de um sinal de respeito à população, que pode acompanhar com outras ferramentas os mandatos e as ações dos vereadores. “Gradativamente o Poder Legislativo no Paraná está mostrando uma nova postura, uma nova maneira de administrar. A Assembleia passou por ações de mudanças, a CMC da mesma forma, a Câmara de Maringá também. Todas elas, agora em parceria com a TV Sinal, passam a transmitir suas sessões. É um instrumento para que a sociedade possa, através dos programas, acompanhar e saber daquilo que o seu vereador ou deputado está fazendo em prol da população do estado ou do município. É a abertura e a transparência”.

O diretor-geral da Assembleia, Benoni Manfrin, e o diretor de Comunicação, Hudson José, também participaram da assinatura do convênio. Os vereadores, na sua maioria, parabenizaram a implantação da TV Câmara e a consideraram como um avanço da nova gestão do Legislativo municipal. Para o 1º secretário da CMC, vereador Celso Torquato (PSD), a parceria é fundamental para compreensão do processo legislativo. “É de suma importância não apenas para Curitiba, mas para o Paraná. Estamos demonstrando para a sociedade que os Poderes Legislativos estão unidos. Ficamos felizes porque a ideia da TV Câmara foi bem recebida tanto pelo presidente da Assembleia, quanto por nós. E a população vai poder acompanhar o que faz o vereador. Tudo que pode melhorar a transparência da Casa é importante”.
Fonte: Assessoria de Imprensa (41) 3350-4188 / 4049
Jornalista: Rodrigo Rossi

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More