Páginas

terça-feira, 24 de abril de 2012

Pesquisas: o impacto da manipulação


(Luiz A Milléo Wood - colaborador) - Essa última pesquisa, feita pelo DataFolha, merece premio pela forma como foi ‘jogada’ pelos meios de comunicação ao público consumidor; a começar pela chamada divulgada no site do jornal Folha de São Paulo e repetida, na íntegra, pelo site de O Globo.

Dilma tem aprovação recorde, mas Lula é o favorito, foi a manchete da Folha on-line, ao divulgar o resultado e tentando deixar a impressão que o ex-presidente era o favorito dos eleitores para voltar ao Planalto em 2014. Mas a verdade era outra, evidenciando que o jornal tentou manipular os números da pesquisa em favor de Lula.

Quanto a ser favorito, Lula o é, segundo a pesquisa, mas para ser o candidato do PT às eleições de 2014, tendo como adversária a própria Dilma. Entretanto, a intenção foi passar a mensagem subliminar que o ex-presidente é o favorito para vencer as eleições gerais, se tornando presidente pela terceira vez. Para agir dessa forma, a imprensa golpista deve ter os seus motivos.

Se tão longe das eleições, Folha de São Paulo e O Globo agem assim, podemos imaginar o que podem fazer quando estivermos próximos das eleições. Quanto à popularidade da Dilma, dependendo dos ventos, muito apostam que ela logo chegará aos 95%. Os 5% restante é deixado para que os discursos governistas tenham argumentos para criticar uma minoria ridícula que aposta contra o maravilhoso governo

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More